p10

O Batismo de Cristo

Quando falamos de Leonardo Da Vinci, não podemos esquecer que ele teve um mestre, Andrea del Verrochio, que o inciou na prática artística e lhe deu ferramentas para que pudesse expressar o que sentia. Todos os grandes homens da humanidade tiveram grandes mestres que aportaram com o canal da sabedoria. A relação dos mestres e discípulos tem o poder de estender o conhecimento até os primórdios de nossa história.

Os mestres nos indicam o caminho e servem como pontes que levam até as regiões mais recônditas de nosso ser. A diferença existente hoje entre professores e mestres é que enquanto um passa o mesmo conhecimento a vários, o outra forja a experiência em cada um. O mesmo serve para alunos e discípulos, enquanto um absorve o conhecimento, o outro vive na prática. Sócrates costumava dizer que as palavras escritas atrofiavam a mente, e por isso seus discípulos nada anotavam e precisavam colocar o conhecimento em prática para que este tivesse validade.

A obra¹ deste post foi o primeiro trabalho de destaque de Leonardo Da Vinci. Pintada por Andrea del Verrochio, este solicitou a Leonardo que a finalizasse pintando o anjo da esquerda². O resultado de seu trabalho foi tão impressionante que a partir daquele momento, Verrochio vendo ter sido superado por seu discípulo deixa a pintura. A partir deste momento ele se dedica mais a escultura, atividade que já realizava com destreza, pois já havia cumprido a missão de levar sua experiência adiante.

Este quadro reserva alguns elementos bem característicos de pinturas da época como os símbolos católicos, fazendo alusão aos princípios crísticos como o espírito santo que na imagem expulsa a pomba negra que se afasta, os anjos que seguram as vestimentas de Cristo, a cruz na mão de São João Batista como símbolo do sacrifício tendo um papiro enrolado com a inscrição: “Cordeiro de Deus que tirai os pecados do mundo.” Encontramos ainda um símbolo cabalístico, a árvore da vida, à esquerda, símbolo de vitalidade e ascensão espiritual.

Uma análise mais aprofundada sobre a participação de Leonardo Da Vinci nesta obra pode ser vista no vídeo a seguir da Khan Academy, que explora os detalhes que tornam o trabalho de Da Vinci tão encantador:

Você pode explorar um pouco mais os detalhes desta obra clicando aqui e acessando ela na galeria virtual do Google Art Project.

1 Batismo de Cristo
Óleo e têmpera sobre Mesa, 1472-75, 180 x 151,3 cm
Andrea del Verrocchio / Leonardo da Vinci
Galleria degli Uffizi, Florença, Itália

“Pobre é o discípulo que não supera seu mestre.”

Leonardo Da Vinci
Anotações de manuscritos -
Share this:

Discípulo da experiência, pesquisador de diversas ciências e religiões, e grande admirador de Leonardo Da Vinci.

Leave a comment